domingo, 11 de setembro de 2011

Família nosso maior patrimônio

                 
                  Está escrito nas Sagradas Escrituras: “ E se alguém não tem cuidados dos seus e principalmente dos da sua Família, negou a fé e é pior do que o infiel”, I Timóteo 5.8. Esta verdade tem sido a nossa bússola neste mar de problemas e dificuldades, pelas quais passam muitos lares. Não podemos anexar um aviso na porta da nossa casa: “ Este lar não tem problemas. Isto é uma utopia.Porque todo relacionamento humano, implica divergências as mais diversificadas, já que o homem é um ser racional, inteligente e que pensa  diferentemente do outro, trazendo conflitos que são normais. Quanto mais quando vivemos em Família. Porém, quando há unidade e harmonia no meio familiar, podemos sim vencer as dificuldades que são inerentes a todos que fazem parte deste primeiro grupo social. Do passado, podemos extrair lições que podem ser aplicadas ao presente, nos levando a um futuro promissor.
                  Pontuamos dentre tantas famílias referenciais, ao do patriarca Noé que, como pregoeiro da verdade, teve que enfrentar os reveses naturais da sua época, onde a corrupção do gênero humano já se fazia presente, mas, que com convicção determinou servir a Deus com toda sua casa. Pelo relato bíblico, nos chama a atenção o perfil desta família, como narra Gênesis capítulo 7, onde Noé e sua família entram na arca. Por sinal, nesta época os recursos não eram avançados como hoje. Não havia  televisão, rádio, internet e outros meios de comunicação. Mas, esta Família nos deixou um exemplo que podemos sim, sanar as aflições que todos nós temos passado, se, tão somente valorizarmos esta que tem sido atacada de todas as maneiras. A Família é projeto de Deus, e sempre será a melhor opção para todos que queiram abraçar este plano divino. Queremos focar alguns aspectos que contribuíram para que este lar seja considerado um exemplo referencial para as futuras gerações:  
                  1) Aspecto – Temor a Deus:  A Bíblia diz “ Bem –aventurada é a família que teme a Deus, e anda nos seus caminhos”, Salmos 128.” Temer a Deus é reverenciá-lo como ser supremo, e que deve ser adorado sobre todas as coisas. A família de Noé priorizou esta adoração, significando que Deus estava no centro do seu lar. Temos assim o primeiro ingrediente chamado Oração que é comunhão com o Pai. Noé buscava a presença de Deus com toda a sua casa. As dificuldades eram as mesmas de hoje, pois o dia mau sempre existiu para todos os habitantes da Terra. O segundo ingrediente que não pode jamais faltar, é a verdade que é a sua Palavra, a Bíblia, que é a vontade de Deus para cada família obedecer. Nesta era atual, o que tem faltado é exatamente isto: Obediência as suas prescrições. Porque Deus só se intervirá aqui na Terra, a nosso favor, quando nos humilhamos diante dele através da obediência.
                  2) Aspecto – Obediência: A Bíblia diz: “ Se quiserdes e me obedecerdes, comereis o melhor desta terra, expressa o profeta Isaías capítulo 1.19. A Família de Noé, entrou na Arca, que simboliza, CRISTO e todos foram salvos. A Família é o nosso bem maior. Lutemos pela salvação da nossa casa, fazendo a nossa parte que se constitui em orarmos e obedecermos aos mandamentos de Deus. Pois, ele não deseja que as Famílias venham a perecer, e sim que sejam abençoadas.
                                              
Família Tourinho - Reunida





Nenhum comentário:

Postar um comentário