quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A mulher apaziguadora

                                                                                      
                    Queremos compartilhar com você que é Mulher este tema com muito carinho e respeito, pois, “ Toda mulher sábia, edifica a sua casa, a louca a destrói com as próprias mãos,” já nos diz O sábio Salomão aos Provérbios 14.1. Querida Mulher! Você tem valor diante de Deus. Embora a sociedade atual não enxergue com mais lucidez, a importância desta que tem sido o Agente Transformador da História; o sexo mais frágil nesta conjuntura atual  tem demonstrado em todos os seguimentos, que é capaz, sim, de continuar a sua caminhada rumo à conquista. Àquela mulher que vivia na caverna, voltada apenas para a procriação, desponta agora e sai em busca da sua própria realização. Jesus Cristo quer te ajudar, a vencer os Golias que estão à tua frente.  Mas, é necessário que você levante-se com Fé, Coragem e Determinação. É preciso abrir espaço para que o milagre aconteça.
                     Iremos focar nesta reflexão, o perfil de uma mulher da Bíblia, chamada  “Abigail.” Está registrado em I Samuel 25. Esta personagem feminina nos deixou um legado para as futuras gerações pela sua performance e paradigma, em virtude de ser considerada pela Bíblia, uma mulher apaziguadora, porque na sua trajetória como mulher esposa soube estabelecer a paz, em meio aos grandes problemas e dificuldades pelos quais passou.O segredo de agir prudentemente a levou ao grande sucesso. Estabelecemos aqui, diante deste referencial que foi esta mulher, alguns princípios que com certeza nos ajudará também a vencermos aos desafios  que todas nós mulheres temos enfrentado. Em princípio destacamos uma virtude marcante e transparente nesta nossa personagem, que foi a Prudência. Abigail era casada com um homem chamado Nabal. Esta figura diz a Bíblia; era um esposo mal e cruel. Daquele tipo de homem que não respeita e não considera a esposa amada. Porque hoje em dia, é o que mais temos visto; homens desta estirpe, como atualmente existem muitos  deles por aí. Violentando de todas as formas às suas esposas.
                  Porém, nos chama a atenção o perfil desta inteligente mulher, que com sabedoria, soube administrar bem esta tão inusitada situação, porque com muita cautela e vigilância, oriundas é claro de uma intimidade com Deus, através de vida de oração e obediência a sua palavra, conseguiu dar meia volta e com habilidade celestial sair de uma situação complicada, fazendo-a uma mulher vencedora. Interpretando apenas o texto bíblico, a história desta heroína a qual focamos, ocorreu em um momento em que a sociedade da época era patriarcal, onde a mulher não tinha ou não possuía nenhum valor. Apenas era tida como um objeto. Não é bem diferente de algumas culturas atuais, onde ainda a mulher é considerada um mero objeto sexual. Nabal, esposo de Abigail tinha sido abençoado por Davi. Diz o relato que o Rei Davi com seu exército cansado e faminto, retornando das batalhas, pediu ajuda de alimento a Nabal, o qual negou, pagando o bem com o mal. Davi enfureceu-se com àquela atitude daquele homem e ordenou que seus soldados entrassem e matassem a todos daquela casa.
                   Agora entra em ação, a agilidade de uma mulher sábia, que soube com rapidez, preparar alimentos para socorrer o rei e todos os seus aliados. Indo à frente daquela missão, não deixou de demonstrar ao aproximar-se do general de guerra, Davi, a sua Humildade. Esta qualidade pouco cultivada na vida de muitos seres humanos e especificamente na vida de muitas mulheres, já que algumas carecem de um aprendizado na sua caminhada espiritual, pois está escrito que “os humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados.” Temos  recursos os mais diversificados, para que cada uma de nós, possamos  desempenhar bem melhor a nossa  função na sociedade, como aconteceu com a citada personagem, que buscou estabelecer a PAZ. Talvez o seu Golias não seja o seu marido, ou seu filho rebelde, ou seu emprego, ou qualquer outra situação, mas, Seja um Instrumento da Paz!
                   

Um comentário: