quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O esposo e pai


            Antes de exercer a função de pai, o homem que se uniu a uma mulher pelos laços do matrimônio, necessita assimilar e discernir à luz da Bíblia, que ele é a cabeça da mulher, porque foi criado primeiro.  E como tal, precisa administrar bem e com equilíbrio, com sabedoria acima de tudo, o papel de esposo, significando que tem responsabilidades diante de Deus a serem cumpridas para com sua esposa. Está escrito na I Carta do apóstolo Pedro capítulo 3.7 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “Também você, marido na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês”.
        Três coisas que o marido deve cuidar em relação a sua esposa:
     1 ) Deve demonstrar consideração e compreensão,convivendo com a esposa com amor e em harmonia com a palavra de Deus. Para toda regra existe exceções; há maridos que, por não olhar vigiar e orar, e observar a Bíblia, estão desobedecendo e quebrando o seguinte princípio:que é o de respeitar a sua esposa como vaso mais frágil. São esposos que estão agindo como animais irracionais, porque até então, os animais, eles estão expressando mais amor e carinho para com sua fêmea, do que o homem criado a imagem e semelhança de Deus. Isto é triste e lamentável. Antes da chegada da Lei “ Maria da Penha” aqui no Brasil, cuja finalidade é dar proteção à mulher, porque esta vem sofrendo todo tipo de violência, o Mestre, Jesus Cristo, já valorizava esta, que tem sido, em todo curso da história da humanidade “ Agente Transformadora” quando passa por uma experiência com Deus.
       2 ) Deve demonstrar respeito como co-herdeiros da graça de Deus e da salvação. Isso quer dizer que as esposas devem ser honradas, sustentadas ajudadas e protegidas de acordo com suas necessidades, pois ela é vaso mais fraco, nos referindo às forças físicas; daí o marido elogiar e estimar a esposa à medida que ela procura amá-lo e ajudá-lo. A esposa quando é amada, se submete ao esposo, pois esta é uma manifestação da presença de Deus na vida de toda mulher sábia. O homem prestará contas a Deus muito mais que a esposa, pois ele recebeu maiores responsabilidades, ele é o líder da casa. Portanto, ele tem a missão diante de Deus de cuidar dela como uma irmã em Cristo. Ele é canal de Deus, para levá-la a Salvação.
       3 ) Devem evitar qualquer tratamento injusto e impróprio para com elas.O escritor Pedro indica que o marido que não usa de compreensão com a sua esposa e que não a honra como uma irmã em Cristo,prejudicará o seu relacionamento com Deus,criando uma barreira entre suas orações e Deus.Ainda há esperança para muitos esposos que estão com seu relacionamento cortado com o Pai; é se humilharem diante dele, e pedir perdão as esposas,para que venham tempos de refrigério na presença do Senhor. Só assim o casamento voltará a gozar de felicidade. O casal saudável que vive em unidade e harmonia, refletirá nos filhos, que também serão atingidos pelo mesmo clima de amor e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário