domingo, 9 de janeiro de 2011

Segredos no Casamento

         Um dos princípios do casamento estabelecido por Deus, é que ele seja “Monossomático” isto é, “ Eis porque deixará o homem a seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne” ( Efésios 5.31 ). Duas vidas que se unem pelos laços do matrimônio, e que estarão ligados por toda vida no aspecto do espírito, alma e corpo. Este é o plano divino, oferecido para todo casal nos propósitos eternos; “ Porque aquilo que Deus ajuntou, não o separe o homem” ( Mateus 19.6 ).
         A Bíblia conta a história de um casal unido que venceu obstáculos juntos. Não há casal perfeito. Mas este casal “Otniel e  Acsa” nos apresentam determinados princípios, que nos ajudarão também a vencermos as dificuldades na caminhada a dois. Primeiro princípio: “Interesse Justo”. Acsa representa a mulher que sabe junto com o marido, defender um interesse comum aos dois e que proporcionará estabilidade na relação. Para que isso aconteça na vida de muitos casais,deve existir inicialmente, o que aconteceu na vida do casal citado: Eles livremente optaram em colocar na sua relação, “Jesus Cristo”, procurando obedecê-lo em tudo, e quando isto acontece, então, as demais coisas serão acrescentadas: Havia diálogo,não prevalecendo os conflitos mal resolvidos, porque quando o casal tem comunhão com Deus através de  vida  de  oração ( comunhão íntima com o Pai ) as divergências são dissipadas.
         Este casal há milhares de anos, nos deixaram este legado, um excelente exemplo de que o casal deve viver um ajuste perfeito. Ambos precisam buscar o equilíbrio nos mesmos propósitos, a fim de que a unidade e harmonia prevaleçam e sejam marcantes.  O papel da mulher é fundamental, porque ela possui um raciocínio periférico ou  seja,  abrangente, pois vê  mais longe as coisas do que o homem. Quando a mulher é sábia e teme ao Senhor, obedecendo-lhe em tudo, então virá o discernimento certo para tomada de decisões quanto a investi por exemplo: Na troca do carro, na compra da casa própria e nas despesas.Por sinal há muitas mulheres que administram bem melhor que muitos homens esta parte das finanças.Não esquecendo também aquelas que necessitam melhorar esta área, pois muitas são insensatas.
        O segundo princípio a ser acrescentado é a Harmonia de Propósitos: Marido e mulher devem sempre concordar com o modo como vão se organizar para atingir seu objetivo. O papel da mulher é o de conferir ao marido tranqüilidade, se utilizando de um talento bem feminino que é a sua percepção, onde o homem não tem tanta sensibilidade. Costuma-se dizer que o homem pensa em linha reta,quando pretende atingir um objetivo,mas a mulher tem a percepção de uma antena parabólica, procurando captar todos os sinais. Só que é de grande valia que esta, busque o discernimento, saiba distinguir, avaliar bem o que é certo, e o que é errado a fim de não cometer decisões equivocadas.
        O terceiro princípio é o Rompimento de Barreiras: quando há harmonia e diálogo franco e objetivo no relacionamento do casal, então se torna mais fácil vencer os obstáculos. Está aí a receita para o casal que ainda não conseguiu romper as barreiras.  Este casal tem uma história de vitórias e costume de vencer obstáculos juntos, quando aceitou o desafio de conquistar Quiriate – Sefer. Ela concordou com o marido e interpelou seu pai Calebe ( Juízes 1.15 ). A experiência deste casal nos chama a atenção, porque não havia segredos no relacionamento.
         Nesta era atual, com o avanço tecnológico, a televisão tem contribuído de maneira sorrateira, com a chegada das telenovelas para o elevado índice de divórcios no Brasil, levando muitos casais a se separarem, provando que as mulheres estão traindo mais do que os homens, já que o nosso país é a única exceção no mundo, onde a população feminina é superior a masculina. Em alguns casos, a traição não está diretamente relacionada ao adultério. Segundo os terapeutas um segredo pode ser suficiente para abalar a união.  A confiança entre os cônjuges pode ficar abalada quando um dos dois decide manter ou guardar segredos. A Bíblia diz que ambos serão uma só carne, significando unidade e harmonia em todas as áreas da vida do casal, nos propósitos e projetos elaborados na dependência do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. BOM, MUITOO BOM!!! PARABENS PROFESSORA ALNEIDE, O ARTIGO BEM TRABALHADO E CHEIO DE UNCAO DO SENHOR! O EXEMPLO DE MARTA E MARIA PROVA O AMOR DE DEUS EM RELACAO A NOS MULHERES. COM SUAS VIRTUDES E FRAQUEZAS AMBAS FORAM ACEITAS POR JESUS, NAO HOUVE PREFERENCIA, MAS ORIENTACAO QUANTO A MELHOR PARTE QUE ELAS DEVERIAM BUSCAR SEMPRE. SENDO MARTA OU MARIA, A EXEMPLO DAS PERSONAGENS BIBLICAS, NOS DEVEMOS BUSCAR ESSA MELHOR PARTE.

    ResponderExcluir