quinta-feira, 31 de março de 2011

Crises conjugais

               

            Muitos casais tem enfrentado crises que são normais em todo casamento. Não há casamento perfeito, porque cada cônjuge vai a um novo relacionamento, levando suas falhas e  virtudes.O casamento segundo a orientação bíblica, deve está pautado numa reciprocidade; “Ou uma Parceria;” onde cada um deve responder positivamente ao estímulo do outro, dentro de um compromisso firmado, que ambos assumiram diante de Deus e dos homens.Agora,quando há dureza de coração de uma parte, aí sim, se torna difícil manter esta aliança, se este marido ou esta esposa não quer reatar o relacionamento quebrado. Tanto o homem quanto a mulher, foram criados com livre arbítrio, para decidirem o melhor para suas vidas. Nem sempre o melhor aos nossos olhos, é o melhor que Deus tem para cada um.
           E como podemos saber o melhor de Deus? Cremos que conhecendo a sua verdade, a sua palavra, e mantendo intimidade profunda com o Pai, se é que estamos em Aliança com Ele. É preciso analisar bem, porque o casamento é prioridade para Deus, por ser a melhor opção para todos nós, e nesta tomada de decisão, quando se trata de romper por definitivo o relacionamento com o Divórcio, então é uma tragédia. Deus tem suportado este caminho que foi decisão do homem, porque o seu próprio povo, Israel foi infiel no passado. Ele é misericordioso e tem permitido uma segunda chance, embora, o que foi planejado por Ele desde o início, “ portanto,o que Deus ajuntou,não o separe o homem”, deve perdurar até que a morte separe um cônjuge do outro.Depende exclusivamente de cada cônjuge determinar este melhor para suas vidas.
         O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade e que tem levado muitos casais a conflitos intermináveis quando não é detectada a tempo a causa do problema, porque a mesma se desenvolve quando criança e continua com os sintomas depois dos 18 anos.  Interessante se observar que este termo hiperatividade que é uma doença que sempre foi relacionado a crianças irrequietas, ativas, que não ficam parada, hoje também, adultos tem apresentado sintomas do mal. São desatentos e desorganizados. Não conseguem relaxar nem ficar parados. Sofrem muito com frustrações e apresentam temperamento impulsivo. Adiam tarefas, se atrasam e nunca terminam o que começam. Perdem coisas. E são suscetíveis ao consumo de drogas, multas, divórcio e desemprego.
        O TDAH é mais comum nos homens, embora tenha maior impacto em mulheres. Por que será que é mais forte nas mulheres? Porque cremos nós, que por possuirmos uma sensibilidade mais aguçada do que os homens, se torna mais transparente, visível. O parceiro ou a parceira com o déficit de atenção se torna mais uma criança da família, eliminando todo o romantismo da relação, gerando atritos constantes. Há muitas mulheres resistindo à uma terapia que lhes ajudará a curar-se,levantando-a para um novo amanhã de conquistas.A outra metade do casal, a sem a doença, tem de se lembrar de cada compromisso, assumir as contas da casa, organizar documentos importantes, responsabilizar-se pelos filhos, tomar cuidados extras para que nada se perca ou quebre.É exatamente a parti destes pontos que surgirão os conflitos
        Realmente não tem sido fácil para muitos casais enfrentarem essas divergências, que se não forem vencidas, com certeza irá desgastar o relacionamento, chegando ao ponto da separação, alegando alguns a tão conhecida história da “ incompatibilidade de gênios”. A psiquiatria está disponível àqueles que estão sofrendo do mal afim de se tratarem.O ideal é que cada casal esteja atento quanto às manifestações da doença, que vai surgindo à medida que ambos vão convivendo. Para isto se faz necessário, a terapia com um especialista na área, no sentindo de equilibrar a problemática. Nenhum casal cristão ou não, deve se conformar com estas dificuldades, mas transformar, ,isto é, educar, instruir a mente com a palavra de Deus acima de tudo, que é remédio poderoso para nos sarar,assumindo é claro, compromisso em obedecê-la.
        Como também um cônjuge ajudar o outro, com bom senso, procurando enfatizar mais as virtudes um do outro, porque as falhas irão diminuindo. E somente com longanimidade (paciência ) é que veremos os resultados satisfatórios. Depende de cada cônjuge se dispor, determinando esta tomada de decisão, que contribuirá com certeza para mudar o quadro da história de muitos casais

Nenhum comentário:

Postar um comentário