sexta-feira, 1 de abril de 2011

Harmonia

              A harmonia como concordância de sentimentos entre pessoas, precisa ser resgatada com mais veemência, com mais rapidez, em virtude do alto índice de divórcios que assola não só o nosso país ultimamente, mas o mundo inteiro. Não podemos nos conformar com tal situação. Vamos resgatar a Harmonia?Trazer de volta a unidade, a  alegria, a paz? Os lares tem sido alvo de ataques os mais diversos, isto em virtude da inversão dos valores morais que a cada geração temos contemplado; valores estes que são permanentes, porque cremos que os mesmos foram embasados na verdade absoluta que é Deus, mas, que infelizmente por desobediência do homem, estão sendo invertidos, trocados por conceitos equivocados, e tendo como conseqüência o caos que apresenta algumas famílias.
          O poeta de Israel Davi, escrevendo nos Salmos 133 expressa: “ Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” Ele está falando da excelência da união fraternal;irmãos unidos! É o amor Filos que significa amor amizade, amor fraterno. É o amor amigo. É o amor que sentimos pelos nossos pais, filhos, amigos..Que bom é a harmonia! Com ela vem a unidade.Temos que buscá-la. Será que neste momento de crises, as mais diversificadas que passamos, é possível existir ainda famílias usufruindo esta harmonia tão desejada?Harmonia em todos os aspectos: espirituais, emocionais e físicas? Cremos sim, que existem ainda muitas famílias onde reina este bom senso, esta compreensão tão indispensável, que é responsável pela qualidade de vida que Jesus veio dar gratuitamente a todos os seres humanos, “porque bem-aventurada é a família que teme a Deus e anda nos seus caminhos” Salmos  128 e Ele não faz acepção de pessoas, pois todos nós somos iguais diante dele.
         Tão somente, precisamos se apossar de tudo que Ele,  Cristo”, conquistou por nós na cruz do Calvário. O ser humano é um ser pensante, logo difere dos demais animais, pois tem sentimentos.A Bíblia diz que “ andamos por fé e não por vista”,significando que vivemos pelo que cremos, e não pelo que sentimos.A fé colocada em ação, vence o mundo das dificuldades,pois todos passamos por elas.Os Heróis da Fé, experimentaram também no seio familiar a mesma problemática da falta de harmonia.Podemos  pontuar a tão conhecida história de Isaac e Rebeca que tiveram dois filhos gêmeos : Esaú e Jacó. Ambos foram motivos de divisão na família, visto Isaac ter preferência por Esaú e Rebeca por Jacó.
         Mas Esaú é o filho mais velho com direito a primogenitura, mesmo que seja por alguns poucos minutos. Rebeca sabe que, de acordo com a tradição da época, cabe ao filho mais velho a benção do pai, mas ela pouco se importa com isso. Quando chega a hora de seu marido Isaac, abençoar Esaú, Rebeca já tem preparado um plano para enganar o marido e, assim, driblar o direito que pertence ao filho mais velho.O plano dá certo e Jacó recebe a benção,mas Rebeca acaba pagando caro por isso:Esaú fica tão irado,que Jacó,temendo pela sua vida,precisa fugir.A Bíblia não relata se Rebeca voltou a ver o seu filho favorito.Será que ela se arrependeu de seus atos?Boa pergunta para ela e todos nós pais que somos responsáveis pelos nossos filhos. Cremos que quando a mulher é sábia, temente a Deus, agirá com habilidade para não quebrar a unidade no meio familiar, que fica com certeza abalada, passando a existir preferências.
        Deus condena a divisão. Há muitos lares onde esta situação tem se apresentado. E um lar dividido onde há preferências de filhos, com certeza, enfrentará divergências, e como resultado virá a falta de harmonia e unidade tão desejada. Lares sem Paz. Pais que amam um filho mais que outro. É hora dos pais dependerem exclusivamente do Espírito Santo quanto à educação religiosa dos filhos, ensinando, educando e instruindo com sabedoria, para que eles cresçam igualmente em estatura e graça diante de Deus. Não vamos esquecer o sábio Salomão “ Ensina a criança no caminho em que deve andar.......Provérbios 22.6” Vamos fazer um exame introspectivo para sabermos onde estamos errando. E retomar a caminhada como agentes transformadores que somos, porque somos modelos, espelhos para os filhos.  Não podemos nos omitir a tão grande responsabilidade!!!!!                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário