sábado, 15 de outubro de 2011

Sonhos Interrompidos

                   
       A realidade é que temos contemplado com pesar que Nossos Filhos  Estão  se Perdendo dentro de Casa. E  de quem é a culpa? Do Estado? Das autoridades? Da Igreja? Relativamente é dos Pais. Embora, com todo respeito, não venhamos a transferir a culpa de um cônjuge para outro. Mas, nós pais somos responsáveis  pela derrota ou fracasso dos nossos  filhos.  O sábio Salomão nos adverte a educar, instruir, ensinar a criança no caminho que deve andar.  E que caminho é este? A Bíblia nos diz que o caminho é JESUS. Se os pais estiverem no caminho, naturalmente seus filhos estarão. Porque está escrito: “ E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Temos assistido com pesar  nesta era atual, filhos assassinando pais e vice-versa. Mães tirando a vida dos seus próprios filhos em momentos de grande desespero, quando jogam-nos em sacos plásticos. Homens irresponsáveis que engravidam mulheres sem nenhum sentimento de paternidade. Deus pedirá contas da nossa Mordomia!
        Muitos pais tem sido exemplo para seus filhos. Mas, infelizmente, eles só lhes dão problemas.  É claro que para toda regra há exceção. Lembremos o personagem da Bíblia chamado Jó. Homem temente a Deus, justo e que se desviava do mal.  Ele sempre estava oferecendo sacrifícios a Deus pelos seus filhos através da adoração. Porém, um determinado dia chegou a notícia que seus filhos tinham morrido. Lembremos também a figura de Sansão, cujos pais foram consagrados. Porém, seu filho lhe trouxe tristezas. A lei da Semeadura jamais falha.  “ Aquilo que o homem semear, isto também ceifará.”Estes pais foram modelos na vida dos filhos, mas eles eram desobedientes. Embora a Ciência tente explicar a causa da violência através da morte de muitos jovens adolescentes no tráfico das drogas nas cidades urbanas, o homem não encontrará jamais soluções para o caos que cada vez mais se acentua, em virtude do seu afastamento de Deus. Só Jesus Cristo é a solução para os nossos jovens viciados nas drogas. É nos lares que se inicia toda a problemática que envolve esta questão. Temos visto com tristeza  nossa juventude exuberante sendo ceifada, de maneira trágica pelos assassinatos oriundos das drogas.
     E a estimativa tem apontado assustadoramente este crescimento. Mas, onde encontrarmos as causas? Diante de Deus que contempla todas as coisas pais, onde estão vocês na educação religiosa dos filhos? Estamos nós no caminho que é Jesus? Somos modelos para os filhos? O pai que abandona  a mãe por outra mulher; a mãe que trai o pai ou vice-versa. O resultado desta situação  é que o Divórcio chega e com ele também as seqüelas sobre estes filhos, que no futuro apresentarão problemas psicológicos os mais diversificados como  frutos da separação dos pais. Graças a Deus que aqueles pais que são mais sensíveis e que estão presentes na vida dos seus filhos depois da separação  tem amenizado mais  a problemática em questão.  É impactante a avalanche de  crianças e adolescentes abusadas sexualmente dentro de casa, pelos próprios pais padrastos. Todos os dias, alunos no mundo inteiro são vítimas de agressões morais através do Bullying, praticado por crianças e adolescentes.
    Cerca de 45% dos estudantes de ensino fundamental sofrem com essas práticas.Há necessidade de prestar auxílio a essas crianças e alertar seus pais quanto a mudanças de comportamento com palestras, apresentando projetos para combater a violência nas escolas, afim de que no futuro não venhamos a contemplar as conseqüências de crianças com depressão, baixa auto-estima vítimas de Bullying na escola. Sonhos que foram interrompidos. Uns que foram como conseqüências da má administração dos próprios pais, que não assumiram a educação em todos os sentidos dos filhos. Muitos  se enveredaram pelo caminho do crime. Outros inocentes que foram alvos da fatalidade. Mais paremos nós que somos pais, e vamos refletir juntos; procurando descobrir onde erramos? A Bíblia manda instruir, educar, ensinar a criança no caminho que é Jesus, quer caminhando, deitando, significando que devemos inculcar a verdade bíblica nas mentes dos filhos em todo tempo. Temos feito isto? Quando os pais estão no Caminho que é Jesus, automaticamente os filhos estarão. Os nossos filhos estão se perdendo dentro do Lar, porque lhes falta  amor, carinho e atenção. É momento de todos nós que somos pais educadores refletir sobre esta questão!!! Deus pedirá contas da nossa administração para com os nossos filhos!! Pois eles são herança do Senhor.                                  

Autoria                                                                             
Alneide Tourinho
Professora e Apresentadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário