quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Auto estima da mulher cristã

                   
A maior necessidade de cada mulher nascida de novo é ser curada  na sua alma, isto é, nas suas emoções, as quais estão agredidas, feridas. Tiago 1.21 diz: "Pelo que rejeitando toda imundícia  e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma". Significa que a mulher deve ser liberta, porque Jesus veio também realizar esta obra na vida de toda mulher.

Para isso, é necessário que ela esteja aberta para ouvir Deus falar.  Somente tomando esta atitude, é que ela terá condições, de vencer as dificuldades na área da sua alma ou suas emoções, que estão carentes de cura interior. Este processo dura a vida inteira, à medida que cada mulher vai se abrindo para o Espírito Santo. Ele está disponível a todas nós. Vamos nos levantar e tomar posse (Isaías 32.9).

Diante de vários aspectos emocionais, que tem dificultado muitas mulheres de crescerem em todas as dimensões, se destaca, o que a Psicologia chama de "Auto-estima". Auto-estima: É o valor interno que atribuímos a nós e não tem relação com o externo (físico). Auto-estima, autoconfiança e auto-aceitação tendem a estar intimamente ligadas e se influenciam mutuamente. Portanto, a imagem que você tem de si mesma, como você se vê a si própria, vai determinar se a sua auto-estima é equilibrada. Poderemos compreender da seguinte forma: "Nem sempre estar bem arrumada, significa que a auto-estima estar elevada (alta)". Há também àquelas mulheres extremamente vaidosas que poderá se sentir insegura (auto-estima baixa), quando outra pode sair de casa sem pentear os cabelos e ser super confiante (sou bonita de qualquer forma).

Isto dependerá do estado emocional, pelo qual se encontra cada mulher. A Bíblia nos diz em I Pedro cap. 3.3 e 4: "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus". O escritor Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, nos orienta que, o mais  importante para Deus, o que é prioridade na vida da mulher, é ter um coração puro, quebrantado, manso e quieto. Mas, não quer dizer para nós nos descuidarmos da nossa aparência. Tudo que Ele criou é belo. Nós somos a obra prima das mãos dele.  Devemos priorizar o nosso interior e fazer tudo com decência e ordem, isto é, com moderação pelo nosso exterior, nos diz Paulo, o apóstolo em (I Coríntios 14. 40). Como também devemos fazer tudo para glória de Deus, em nome de Jesus (Salmos 103.1).

Os psicólogos nos apontam alguns sinais da baixa auto-estima que se apresentam em muitas mulheres: Necessidade de aprovação (reconhecimento e agradar – Por exemplo: Mulheres que não são elogiadas pelos seus maridos); Dependência (financeira e emocional – Mulheres que ainda não conquistaram a sua independência financeira ou àquelas que são totalmente dependentes financeiramente e emocionalmente do marido e filhos; não conquista seus ideais) Insegurança (ciúmes – São àquelas que não confiam em Deus plenamente e nos seus maridos e demais familiares); Não se permiti errar, perfeccionista (Estas são exigentes, se tornando tensas preocupadas e precisam está no equilíbrio); Sentimento de não ser capaz de realizar nada (Se consideram incapazes); Não acredita em si e em ninguém (Não conhece a si mesma para entender que é inteligente, capaz, que também tem virtudes e que as pessoas também as têm);

Dúvidas constantes, dúvida de seu próprio valor (desconhece as suas virtudes); Depressão (Não conhece a si mesma com suas falhas e virtudes) Ansiedade (Não crê no que Deus pode fazer) Inveja (Desejar o que é dos outros, quando ela é capaz de realizar); Medo (Ter coragem de agir em diversas situações); Agressividade (Descarregar suas frustrações em outras  pessoas; Comodismo (Preguiça de ir em frente); Vergonha (Não aceita a si mesma) Dificuldade de crescer profissionalmente (Não alcançar suas metas) e Sentimento de inferioridade (Se sente a pior de todas, quando todas são iguais diante de Deus)   Como fazer para melhorar a auto-estima? E como obtê-la de forma natural? A Bíblia nos aconselha a buscarmos a Deus em primeiro lugar; ter comunhão, intimidade profunda com Ele e sua Palavra. A Psicologia nos ajuda também, dizendo que a solução é buscar o autoconhecimento, isto é: conhecer a si mesma. Formulemos as seguintes perguntas: 1) “Quem sou Eu? Uma pessoa criada por Deus (Gênesis 2.22)”; “De onde vim? (Salmos 139) Fui formada no ventre materno com as mãos poderosas do Deus eterno, para realizar uma grande obra (Jeremias. 1)” “Para onde vou? Creio que irei para os céus, mediante Jesus Cristo (Efésios 2.8)”. Se houver necessidade, procuremos um especialista, eles nos ajudarão. Mas, para conhecer a si mesma, só através de uma experiência com Jesus Cristo. Ele é o remédio, e a solução para curar as nossas feridas.

Estes sinais de baixa auto-estima são sentimentos negativos, que estão alojados em muitas mentes, quando a mulher não possui a renovação através da palavra de Deus. Estes dominam e controlam a vida de muitas mulheres, levando-as a derrota e ao fracasso. Por isso não esqueçamos: “Uma mente não renovada com a palavra de Deus, é porta aberta para o diabo “Já dizia alguém. A mulher precisa investir na sua mente: “De que forma? Lendo e Meditando na Bíblia,memorizando, confessando e tomando posse dessa verdade. Expulsando os maus pensamentos e programando a mente com a palavra de Deus. Exemplo; Se na sua mente está o seguinte sentimento; ‘ Não posso “Mas, se a mulher conhece a Bíblia, ela vai rejeitar este mal, e confessar o que diz a verdade, a palavra de Deus: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece “Filipenses: 4.13. Agora, é preciso exercício diário. Se esforce querida mulher, pois Deus Ele quer e pode fazer de você, uma “MULHER MAIS QUE VENCEDORA”

                                                                                          
         

Um comentário:

  1. o que diremos a estas coisa se DEUS e por nos quem sera contra nos ninguem

    ResponderExcluir