domingo, 9 de janeiro de 2011

COMUNICAÇÃO NO LAR

          A boa comunicação é a chave para os bons relacionamentos. A parti desta prática na vida de cada familiar, é que os conflitos serão resolvidos à medida que estivermos disponíveis em colaborarmos, as nossas divergências serão sanadas e equilibradas, porque necessitamos uns dos outros, para estabelecermos uma convivência ideal. O ser humano por ser um ser social, não pode viver isolado como uma ilha. Jamais conseguirá ser feliz se não estiver atrelado a uma boa conversa, a um bom diálogo, interagindo um com o outro, pois para tal propósito, fomos criados por Deus, para viver unidos: “ Oh! Quão bom e quão suave é, que os irmãos vivam em união” Salmos 133.
         Logo se faz necessário que este homem  recriado ( nascido de novo ) segundo a palavra de Deus, gerado para uma nova vida com Cristo, venha expressar palavras de vida, porque  dependerá de nós como emissores e receptores estabelecermos esta boa comunicação no meio familiar, já, que este é o primeiro grupo social o qual fazemos parte. “A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto. “ Provérbios 18. 21. Este processo de aprendizado de pronunciarmos palavras sadias que tragam entendimento, bem-estar, saúde e vida para nossos familiares, requer um planejamento. É preciso planejarmos as nossas palavras, para sermos compreendidos e a nossa comunicação aceita.
         A Bíblia diz: “ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas, somente aquela que edifique aos que ouvem”. Porque daremos contas de todas elas, se forem  boas ou más. A boa comunicação é a alma do casamento. Todo bom casamento tem uma boa comunicação. Isto implicará que o casal administrará com bastante equilíbrio, esta comunicação, pois partirá deste núcleo familiar, a felicidade (bênçãos ). ou infelicidade ( maldições ) sobre os demais familiares. Infelizmente por falta de conhecimento de Deus e sua palavra como está escrito em Oséias 4.6: “ O meu povo perece porque lhe falta  conhecimento”. Muitas famílias já foram destruídas, outras estão ameaçadas e outras carecem de uma renovação da mente, a fim de que  transformados os pensamentos, tenhamos condições de elaborarmos palavras saudáveis que geram vida.
         Muitos relacionamentos estão quebrados dentro dos lares unicamente por falta de exercitarmos uma saudável comunicação. Todos nós que vivemos em  família devemos investi  nesta área. Com o avanço tecnológico, temos os recursos os mais diversificados para melhorar os nossos relacionamentos interpessoais, não esquecendo o primordial, que é buscar na Santa Palavra de Deus as soluções para todos os nossos problemas, através da leitura e meditação dos preceitos bíblicos e uma vida de oração. Temos que nos conscientizarmos que devemos ser eternos dependentes do Espírito Santo, para nos ajudar e guiar quanto as palavras que iremos pronunciar, a fim que venhamos a ser canais de bênçãos para o nosso próximo.
          Comunicação ,  não é somente falar , pronunciar palavras, mas , acima de tudo ouvir. Vejamos o conselho do escritor Tiago no capítulo 1 versículo 19 ;  “Todo homem seja pronto para ouvir , tardio para  falar ,  tardio para se irar”. Se todos nós praticássemos e  exercitássemos esta ordem , cremos que muitos problemas e dificuldades seriam sanados ou resolvidos  dentro dos lares. É indispensável que esta metodologia  bíblica seja aplicada , com planejamento realizado pelo casal inicialmente , e depois com os demais componentes familiares. A Psicologia como Ciência , tem afirmado que nós mulheres falamos mais que os homens : se os homens falam duas
mil palavras , as mulheres falam quatro mil. Porque não mulheres equilibrar esta disparidade : a tagarelice na vida da mulher tem prejudicado muitos casamentos. Vamos agir com sabedoria , isto é , com habilidade nos momentos que temos que falar, e nos calarmos quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário