domingo, 9 de janeiro de 2011

Pais Saudáveis

         Marido e mulher, antes de serem pais, constituem um casal. Muitos casais, ao se tornarem pais ,abandonam seu papel conjugal devido às mudanças e exigências decorrentes dessa nova fase.Eles passam a cuidar mais dos filhos e menos do casamento sempre alegando que não sobra mais tempo para o casal.Esta problemática deve ser resolvida de imediato, em virtude de que, no futuro muitos casais enfrentarão dificuldades, especialmente, quando chegarem a idade da velhice, nos seus relacionamentos conjugais,pois, a amizade e o companheirismo e especificamente o amor, não foram cultivados.
         Atenção casais: “ Não esqueçam de cuidar primeiro do seu casamento”, é claro que os nossos filhos também terão seus cuidados especiais,pois é ordem de Deus, prepará-los para a vida. Em gênesis 1.27-28, veremos Deus construindo primeiro um casal, e depois ordenando-lhes que juntos, fossem fecundos, crescessem e se multiplicassem. É sempre dois no projeto divino:dois sonhando o mesmo sonho, o de serem felizes. O casamento foi instituído por Deus,e deve marcar princípios relevantes:
         A “ Heterossexualidade “, que segundo a Bíblia, o criador os fez macho e fêmea, segundo a sua imagem e semelhança ( Gênesis 1.27 ). Como também Deus projetou o casamento para ser “ Monogâmico “: o homem se casaria apenas com uma mulher, e uma mulher com um homem, onde os dois seriam uma só carne, confirmando o princípio “ Monossomático “ e “ Indissolúvel, “ pois aquilo que Deus ajuntou, não o separe o homem (Mateus 19.6 ).Muitos estão perdendo o melhor de Deus por não permanecerem nestes princípios estabelecidos pelo Criador.
         Ele não é responsável pela infelicidade de muitos casais. Depende de cada um de nós casados, determinar e abraçar o projeto divino, estabelecido para toda a humanidade, pois Ele não faz acepção de pessoas, está escrito na sua palavra. Nesta geração atual, o Divórcio tem aumentado assustadoramente, não somente no Brasil, mas, no mundo inteiro, com o advento das telenovelas. Como também podemos apontar o problema financeiro que tem levado muitos casais a se separarem. Não há casamento perfeito, isto porque todos nós somos passíveis de erros. Todo casal enfrenta as mesmas áreas de problemas. Mas, não esquecer que o casamento é uma parceria. Quando há este acordo, o casamento sobrevive ( Amós 3.3 ).
         Logo, homem e mulher devem determinar que o novo relacionamento seja fundamentado em uma parceria; isto é: cada cônjuge deve entrar com a sua parte. Há muitos casais que vão para o casamento com uma ilusão apenas de ser servido. Para isto é bom lembrar Provérbios 30. 15: “A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá “ Há muitos maridos e esposas que vão ao casamento sem preparo algum, daí observarmos que poucos casamentos estão sobrevivendo isto porque não  estão discernindo o que diz a verdade, que o casamento é uma construção realizada por duas pessoas ( homem e mulher ) .
         E aí quando separam-se,  afirmam que o motivo foi a  incompatibilidade de gênios, quando há muita dureza de coração.  Um bom exercício para os casais já casados, é perguntar um ao outro: Nosso casamento está sendo o que você esperava? Ou, suas expectativas estão sendo atingidas? As respostas a estas e outras perguntas, podem ser pontos de partida para se planejar um melhor casamento. Este questionamento deverá sempre ser aplicada na caminhada a dois. Ambos colocando,  como prioridade, uma boa comunicação, pois esta é a alma de todo bom casamento.
         E por não se observar este aspecto tão importante na interação de um para com o outro, é que muitos casamentos já se acabaram. O diálogo, a conversa, deve persisti na solução de conflitos diários, os quais contribuirão para a prevenção e manutenção do casamento. Uma boa comunicação é resultado de um bom planejamento de nosso tempo, pois implicará na decisão de abrir ou não a boca para falar. O momento sendo propício podemos falar,  não sendo, devemos esperar, contanto, que resolvamos depressa as nossas divergências ( Efésios 4.26 ).



         A Bíblia nos incentiva a resolver logo os nossos conflitos. Assumir esta postura de buscar a solução em curto prazo requer decisão e um planejamento de vida.Os casais devem determinar com firmeza e convicção, pois dependerá deles, desenvolverem com equilíbrio também, a boa comunicação com seus filhos.
         Os pais são responsáveis pelo sucesso dos seus filhos. A boa comunicação sendo exercitada e treinada em toda caminhada a dois atingirá os filhos que, com certeza também serão abençoados, porque está escrito: “Os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. “(Salmos 128.3b ).Os pais são espelhos para seus filhos. A felicidade dos pais, também será a dos filhos. Lembremos o exemplo da Família do Patriarca Noé: Todos foram salvos das águas do Dilúvio, por crerem em Deus. Havia uma aliança estabelecida com esta família. Os pais, o casal  eram unidos, e viviam em harmonia,daí todos os demais filhos e noras foram atingidos pela promessa e foram salvos.
         Mais Noé e sua esposa, formavam  um casal exemplar, porque ambos serviam a Deus e andavam nos seus caminhos, daí, defenderam um “Interesse Justo” aos dois, que era primeiramente a salvação dos seus filhos e noras,  e que proporcionaram uma estabilidade a toda família e depois a àqueles que creram na pregação do evangelho. Para isto, foi necessário, o núcleo familiar, o casal, estabelecerem as prioridades: Vida de oração diária, Meditação da santa palavra de Deus e obediência. Esses ingredientes estão disponíveis para toda família que deseja seus familiares salvos, porque Deus não faz acepção de pessoas.Ele ama a todos igualmente.
         Cremos que as dificuldades e os problemas, eram os mesmos no tempo de Noé.Um outro aspecto que nos chama a atenção no relacionamento do casal é que havia “Harmonia de Propósitos”. O casal concordou quanto ao modo como se organizariam para atingirem seus objetivos, que era primeiramente a salvação da sua família. O papel da esposa de Noé,por sinal, merece destaque, pois a Bíblia não cita o nome dela, mas, que nos deixou um legado para as futuras gerações. Ela foi uma mulher sábia, que soube edificar a sua casa ( família ) na rocha que é Jesus Cristo. Dá para percebermos ainda no texto bíblico, que havia harmonia e diálogo franco e objetivo no relacionamento do casal, por isso eles tiveram condições de “Romper as Barreiras”,vencendo os obstáculos juntos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário