domingo, 9 de janeiro de 2011

Mordomia na Família

A família é o nosso maior patrimônio, bem maior aqui na terra e deve ser bem administrada. Marido e mulher prestam contas um ao outro e à família. Há muitos mordomos infiéis dissipando os bens que é de Deus. A família é prioridade, porque representa a Trindade Santíssima aqui na Terra. É a logomarca, o referencial do Deus Todo-Poderoso, por isso deve ser preservada. “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Estamos nos referindo a igreja, pois esta é formada de famílias.Deus é o Criador e dono de todas as coisas. “Ao senhor pertence a terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nele habitam” Salmos 24.1.
        Tudo o que temos é dádiva de Deus, isto é, presente dele, “nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse. Ele mesmo é quem a todos dá a vida, respiração, e tudo mais” Atos 17.25 e nosso Senhor Jesus Cristo exigirá que cada um de nós preste contas de sua Mordomia.”Porque importa que todos nós compareçamos perante o Tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo” 2CO 5.10, isto para quem está em aliança com Deus. E, os que não estão irão comparecer no juízo final.  
        Se levarmos a sério as nossas responsabilidades como mordomos (administradores) de Deus na família, estaremos preparados para o dia da prestação de contas. O mordomo deve esforçar-se para maximizar o lucro e, acima de tudo, certificar-se de que o investimento está agradando a Deus, porque ele vai requerer o retorno, para que seu nome seja glorificado aqui na terra. O que nos dá motivação para cumprir as ordens de Deus é a profunda consciência de nossa responsabilidade pessoal perante Ele. “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como despenseiros da multiforme graça de Deus” 1 Pedro 4.10.
        Há muitos administradores, mordomos infiéis defraudando este bem, este patrimônio que é a família, que como base da sociedade tem deixado de exercer o seu real papel na formação de cidadãos dignos que venham a manifestar a glória de Deus (Salmos 128). Cada componente familiar se constitui um mordomo, administrador desse bem maior que é a família. Esta deve ser vista como prioridade e receber todo investimento possível. Pois “o que adianta o homem (mulher) ganhar o mundo inteiro (fama, sucesso) se perder a sua família? “
        Daí a verdade bíblica: dá contas da tua mordomia! Cuide da tua família! Defenda a tua família!( II Samuel 23.11-12). Ela deve ser um jardim florido que exale o bom perfume de Cristo. O propósito eterno de Deus é salvar todas as famílias da terra. “ele diz na sua palavra em Atos 16.31: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa.” A Bíblia conta a história de Noé e sua família, que foi salva das águas do Dilúvio, por crerem em Deus. Temos assim um exemplo de família, que deixou um legado para as posteridades, por administrarem com sabedoria e discernimento este patrimônio que deve ser valorizado, porque Deus não faz acepção de pessoas. Ele ama a todos. Mas, precisamos investi na nossa família: orando (realizando o culto familiar diário),jejuando, testemunhando e proclamando a salvação, levantando o altar de Deus nos nossos lares (porque por falta de oração as famílias estão sendo destruídas).
        Deus só moverá suas poderosas mãos para dar soluções, aos problemas, divergências, pelas quais muitos tem passado, se, tão somente cada família buscar mais a face dele através de uma vida de oração e obediência a sua palavra. Temos priorizado tantas outras coisas, que não tem tanto valor e significado como a família!. Conta a história, que um determinado pai, ofereceu uma linda flor perfumada à sua filha. Todos os dias, ela passava diante daquela flor exuberante, olhava e seguia em frente. Não chegou perto para molhar, adubar etc. Mas, um certo dia,para sua surpresa a bela flor tinha murchado ( morrido ).
        Assim também, é a Família: se não cuidarmos veremos para tristeza nossa muitas  famílias sepultadas. Falta diálogo, ingrediente indispensável para se estabelecer uma comunicação sadia que é a chave para os bons relacionamentos. Neste contexto pelo qual todos passam as crises, é preciso atentar para os ensinamentos bíblicos. A Bíblia nos orienta quanto a questão de fazermos o nosso planejamento, em virtude de contemplarmos muitos casamentos desfeitos por motivos financeiros, que é uma das causas de separação, daí o crescente aumento do divórcio no Brasil que veio abalar as estruturas da família. Resta-nos apenas colocarmos em prática as ordens  divina. Porque Deus deseja a felicidade de todas as famílias. Ele não é responsável pela desgraça de famílias desestruturadas.   Que o Senhor nos ajude a perseverar, buscando a sua face enquanto podemos achá-lo e a sermos mordomos fiéis.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário