sábado, 19 de novembro de 2011

A obediência dos Filhos

                                     
                 “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. (''Efésios 6.1'') Nós já sabemos que ninguém é perfeito. Portanto, os pais se enganam; eles também erram e falham. Alguns são rígidos demais, outros são ausentes, autoritários, displicentes, injustos ou incompreensivos. Entretanto, as fraquezas dos pais não justificam a desobediência dos filhos. Todo filho tem o dever de obedecer, respeitar e honrar seus pais. Deus usa os pais para desenvolver qualidades nos filhos. Esse conceito torna-se difícil de compreender quando eles não são cristãos e não conhecem a vontade de Deus. Mas os corações dos pais estão nas mãos do Senhor. Obedecer-lhes é um exercício de fé. Os pais conhecem muito bem os seus filhos e são capazes de perceber suas falhas e corrigi-los, preparando para a vida futura e para o casamento.
                   Sempre que um rapaz ou uma garota estiver enfrentando problemas de relacionamento com seus pais, deveria refletir sobre os seguintes pontos: A) Tenho feito algo que possa ter ofendido meus pais?B) Estou permitindo que Deus aprimore minha vida através deles?C) Se necessário, peça perdão. D) Coopere com eles. Ajude-os. E) Expresse o seu amor por eles através de palavras e ações práticas. F) Demonstre gratidão por tudo o que lês fazem por vocês. G) Comunique as suas opiniões sem gritos, arrogâncias ou exageros. H) Se eles não forem convertidos, não tente pregar para eles. Faça de uma vida exemplar em sua casa o seu melhor testemunho. Deixe que Deus transforme os corações deles. Os jovens precisam ser sensíveis e se esforçar para entender o que se passa com os pais. Às vezes, eles enfrentam grandes sofrimentos, mas, por amarem demais os filhos, eles não revelam o que está acontecendo. Eles podem estar passando por problemas financeiros, profissionais e até mesmo emocionais. Aprender a respeitar amar e honrar os pais é uma grande preparação para o casamento. Fugir deles, evitá-los, ignorá-los ou desrespeitá-los pode até parecer mais fácil, mas não é o plano de Deus. Viva com eles até o momento adequado, para que Deus possa agir e prepará-lo para a sua futura felicidade conjugal.
                   Haverá momentos em que você se sentirá injustiçado e reprimido. Não se apavore. Entregue a Deus essas situações. Faça a sua parte: obedeça aos seus pais, procure ver a vida do ponto de vista deles e seja um pacificador em seu lar. Deixe todo resto com nosso Pai Celestial, pois ele nunca falha. ''Fonte-Bíblia da Família-Estudo de Jaime e Judith Kemp-Nova Tradução na Linguagem de Hoje-Página 1236” À luz das Escrituras Sagradas, os filhos são herança do Senhor. São presentes de Deus para os Pais. Eles, os filhos, darão continuidade do referencial que os mesmos lograram, embora neste contexto atual temos presenciado, infelizmente, Pais que não estão cumprindo o seu papel de modelos, isto é; não estão sendo exemplos. A missão nossa de Educadores Religiosos ainda está de pé. Quantos filhos que estão também com seu futuro prejudicado em virtude de muitos Pais, não prepará-los para a vida. A responsabilidade a nós outorgada por Deus Pais, foi de “Ensinar, educar, instruir no caminho em que deve andar.” O caminho é “Jesus”. Se os Pais estiverem no caminho, cremos que os Filhos estarão; é bem verdade, que existem alguns casos em que os mesmos foram fiéis a Deus; porém, seus filhos só lhes deram problemas, como no caso de Jó, do profeta Samuel, do sacerdote Eli.
                  Mas, queridos Pais, continuemos sendo Modelos, Exemplos para os nossos Filhos. Dentre tantos referenciais que poderíamos citar como Pais que cumpriram com seu papel de educadores, deixaram aqui para as futuras gerações, o Exemplo do Casal Aloysio Alves da Silva e de Ednalva Santos Silva que cumpriram de acordo com a Bíblia, a missão de Educadores Cristãos. A nossa gratidão primeiramente a Deus, e a Eles.Aracaju-Sergipe-Brasil.

 Autoria
Alneide Tourinho
Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário