segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Temperamentos controlados

              Os temperamentos fazem parte de nossa natureza humana. Devemos controlar o nosso espírito (I Coríntios 9.25).  De que maneira?Convidando o Espírito Santo para nos ajudar a vencer as nossas fraquezas. Ele está disponível a todos nós para nos ajudar nesta caminhada, a sermos mais humildes uns para com os outros.  A nossa velha natureza é modificada, dando lugar as manifestações do temperamento controlado pelo Espírito Santo. O Fruto do Espírito: “Amor, Alegria (Gozo).Paz, Longanimidade,Benignidade, Bondade Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio são atitudes, que deverão em todo o percurso do cristão ser visível e bem transparente, afim de que o nosso caráter seja semelhante ao de Cristo.Este é o propósito de Deus para todo filho seu que já teve uma experiência com o Pai.O temperamento é a constituição moral da pessoa.É a sua índole.
          Ninguém pode transformar seu temperamento, mas, pode dominá-lo, pode controlar-se, de maneira a não se deixar levar pelos seus primeiros impulsos temperamentais. Daí ser necessário aplicarmos, o exercício diário de não sairmos do equilíbrio da palavra de Deus. Para isto, temos que conhecê-la através da meditação, afim de renovar a nossa mente,que segundo a Bíblia,deve ser a mente de Cristo, como está em I Coríntios 2.16.E quem possui a mente de Cristo pensa como está na Bíblia. É no meio familiar, em casa, onde mais expressamos ações e reações boas ou ruins; para isto é indispensável que cada componente familiar, a começar do casal, marido e esposa, venham a planejar diariamente a sua comunicação, porque dela dependerá o bom andamento do casamento e também de toda a família.
          A boa comunicação é a chave de todo bom casamento. Muitos casais que se separam, alegando a tão conhecida história da incompatibilidade de gênios, é nada menos dureza de coração. Nem um nem outro quer ceder, e aí há, a quebra do relacionamento. Mas, quando o homem e a mulher decidem mudar de atitudes, então se torna fácil com a ajuda do Espírito Santo, vencer a dureza do coração e o perdão entra nesta história como a receita divina para reatar relacionamentos quebrados. O coração humano nos engana diz lá Jeremias 17.9.  O casal que se entende bem por meio de um diálogo, uma boa conversa tem mais probabilidade de vencer suas fraquezas, e também porque já está presente uma disciplina de oração e compromisso com a verdade, daí, os dois unidos com este mesmo propósito, possuírem mais condições de controlar  seu temperamento,à medida que cada um faz a sua parte.
          Cada cônjuge possui um tipo de temperamento que predomina mais do que o outro. Aliás, a psicologia nos afirma que, temos um pouco de cada um, contanto que, fiquemos no equilíbrio. O cônjuge A é sanguíneo: ele é comunicativo, prático, impulsivo, impaciente. O cônjuge B é melancólico: ela é sensível, boa companheira, pessimista, desconfiada. O cônjuge C é colérico: é decidido,compreensivo,vingativo,calculista, quando o cônjuge D é fleumático: ela é eficiente,introvertida, afável, egocêntrica.. Como discernir o nosso temperamento? Em primeiro lugar devemos pontuar as áreas fortes, nossas qualidades; porque é mais fácil ser objetivo quanto às qualidades do que às fraquezas. Por sinal seria bom; é o ideal, que cada um de nós venhamos  a enfatizar, ou valorizar mais as virtudes uns dos outros, pois agindo assim as falhas irão diminuir.
          Detectando as virtudes iremos procurar os defeitos correspondentes, procurando aceitar um ao outro, e isto só por meio do amor. Este é a base do cristianismo e do casamento.  Nesta era atual, onde predomina mais o ter e o não ser, infelizmente é esta a nossa realidade, muitos casais estão perdendo o melhor que Deus tem para suas vidas, porque não querem perder no presente, para usufruir no futuro. E no plano de Deus é diferente; a Bíblia nos diz:”Aquele que quiser vim após mim, negue-se a se mesmo,tome a sua cruz de cada dia e siga-me”. Isto fala de renúncia, de abrir mão dos seus direitos em favor do outro, de perder agora para ganhar mais adiante.  Mas, esta palavra só para quem crê e recebe de coração aberto. Os que estão tomando posse desta verdade, são mais que vencedores. E a benção é para todos, porque Deus não faz acepção de pessoas. Há uma condição: “Se quiserdes e me ouvirdes  ( obedeceres) comereis o melhor desta terra”. Isaías 1. 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário